FANDOM

Orlando Zapata

Orlando Zapata Tamayo. Dissidente cubano que morreu em uma greve de fome.

DISSIDENTES CUBANOS
Vários

Alguns dissidentes:

Orlando Zapata Guillermo Fariñas Yoani Sánchez
Damas de Branco Luis Posada Carriles

Organizações anti-castristas:

Um acontecimento de grande repercussão na imprensa internacional foi a greve de fome do dissidente Orlando Zapata Tamayo, um pedreiro de 42 anos, que estava preso em 2010. Segungo Zapata, a greve de foi feita em protesto ao regime castrista, às condições desumanas que alegava ser submetido na prisão e ao estado de outros presos políticos. O episódio suscitou duras críticas a Cuba, em especial dos Estados Unidos e da União Europeia.[1]

Sua greve de fome durou 85 dias, que o levaram à morte no dia 23 de fevereiro de 2010.

Os opositores do regime cubano alegam que Orlando Zapata estava preso por razões políticas, enquanto o governo alegou que o mesmo havia sido preso por crimes comuns, não se tratando de um preso político, além de acusá-lo de fazer parte de uma campanha internacional patrocinada pelos EUA, cuja intenção era desestabilizar o governo local.

O presidente Lula ao visitar Cuba, pouco depois da morte de Zapata, foi muito criticado por ter comparado aqueles que se denominam presos políticos em Cuba com os presos comuns do Brasil. Lula também condenou a greve de fome, como instrumento de pressão.[2]

"Nós temos que lamentar, por alguém que morreu. E morreu porque decidiu fazer uma greve de fome. Sou contra greve de fome porque fiz e parei a pedido da Igreja Católica brasileira, que não admitia a greve de fome. Se as pessoas tivessem falado comigo ontem (quarta-feira) eu teria pedido para ele parar a greve de fome e quem sabe teria evitado que ele morresse. Depois da minha experiência de greve de fome, pelo amor de Deus ninguém que queira fazer protesto peça para eu fazer uma greve de fome que eu não farei mais" (Luiz Inácio Lula da Silva)

Hoje há alguns grupos em Cuba que são contrários ao regime cubano. Dentre os mais famosos estão Yoani Sánchez, as Damas de Branco e Guillermo Fariñas.

Referências