FANDOM

Nesta página está registrada a política de edição do site, que se trata de um conjunto de regras a serem seguidas ao criar uma nova página ou artigo.

Para que os artigos criados neste site sejam considerados artigos de qualidade, que sejam agradáveis de ler pelos visitantes, eles deverão seguir uma série de procedimentos que são descritos aqui.

Atenção!! Essa página ainda não terminou de ser escrita. Ainda há algumas regras que não foram inseridas.

Princípio da Neutralidade

O assunto de que este site trata é bem polêmico. Cada leitor ou editor do site possui sua opinião a respeito do governo cubano, da revolução e do país (Cuba).

Apesar de você ter a sua opinião pessoal sobre o assunto, é importante que os arquivos sejam escritos com base principalmente em informações concretas e não em opinião.

Esse princípio é semelhante ao que é usado na escrita de artigos e textos acadêmicos, que devem ser objetivos, embasados em informações com referências anexadas, sem achismos nem subjetivismos (ex: Eu acho que...).

As opiniões pessoais sobre o tema deverão ser inseridas no final do artigo, onde é possível que qualquer um insira um comentário. Nesse local você poderá expressar-se como total liberdade.

Para facilitar o seu entendimento, vou mostrar o que se pode fazer e o que não se pode fazer num texto sobre Fidel Castro.

1- Texto inadequado - Muito opinativo

Em 2010, O ditador sanguinário Fidel Castro disse numa entrevista à revista X, que se arrepende de ter mandado um monte de Homossexuais para campos de trabalhos forçados. Esse arrependimento dele não vale nada hoje, pois tinha de ter feito isso na época e não agora.

2- Texto inadequado - Muito bajulador

Em 2010, O grande líder Fidel Castro disse numa entrevista à revista X, que se arrepende de ter mandado um monte de Homossexuais para campos de trabalhos forçados. Essa declaração, dentre muitas outras, demostra como é grande o seu caráter.

3- Texto adequado

Em 2010, O presidente Fidel Castro disse numa entrevista à revista X, que se arrepende de ter mandado um monte de Homossexuais para campos de trabalhos forçados entre os anos X e Y, no início da revolução. Essa declaração, apesar de tardia, foi dada para tentar demonstrar que o governo de hoje não discrimina mais os homossexuais.

Essa mudança no governo pode ser percebida nos programas sociais X e Y, e atitudes Z e W do governo.

Apesar do governo afirmar que não os discrimina mais, os homossexuais ainda são excluídos nas situações X, Y e Z.

Insira as fontes da informação

Para que as informações de um artigo sejam consideradas como confiáveis por quem as lê, é muito importante citar de onde você retirou tais informações. Por exemplo, se você disser que a taxa de roubos em Cuba é X%, que a taxa de homicídios é de Y% e não disser de onde você tirou essa informação, as pessoas que lerem podem não acreditar nas informações escritas.

Referências são importantes para complementar o conteúdo do artigo. Pode ser que em um determinado artigo haja pouco conteúdo, mas ele possua várias referências de livros sobre o tema, além de notícias da internet, artigos científicos, pesquisas e outras coisas que podem interessar ao leitor.

Se você tiver um tempinho disponível, poderá dar uma olhada nos vídeos abaixo, que explicam como inserir corretamente uma referência num artigo. Caso não tenha tempo ou não tenha entendido como adicionar uma referência, você pode pedir ajuda a um administrador do site. Em último caso, coloque próximo ao texto pelo menos o endereço da notícia que você deseja referenciar ou alguns dados do livro que você quer referenciar (título, ano, autor). Se a referência não estiver bem feita, outro colaborador poderá inserí-la do modo certo mais à frente ou você mesmo, quando aprender. O importante é não esquecer de inserir de onde você tirou essa informação;

Aulas ensinando a inserir artigos

http://www.youtube.com/watch?v=6Q9I9c01pTY (aula 1)

http://www.youtube.com/watch?v=pAB_sfaJ4KU (aula 2)

http://www.youtube.com/watch?v=DW8Bk-gLbFs (aula 3)

Ninguém é dono de um artigo

Os artigos do wikicuba sao criados de maneira coletiva, portanto não há um dono do artigo. Esses artigos pertencem a todos, e qualquer um que possua conhecimento no assunto pode editá-lo. No fim do artigo não ficará a assinatura de alguém, como se fosse o único autor do texto.

O conteúdo do artigo poderá ser usado por qualquer um em outro local e não precisa pedir autorização para isso.

O fato de que qualquer um possa editar um artigo não significa que qualquer um pode chegar e bagunçar um artigo.

Mudaram o que escrevi, e agora?

Analise bem o que foi escrito e tente melhorar o conteúdo ao invés de apagar totalmente o que a pessoa fez. Isso demonstra respeito ao outro que escreveu e não desestimula-o a contribuir.

Se você simplesmente apaga a contribuição de alguém, ele fica desestimulado a contribuir novamente e o site pode perder bons colaboradores.

O que faço se eu não concordo com o que está escrito?

Tente melhorar o conteúdo deixando ele mais neutro, com mais informação e menos opinião. Com opiniões haverá sempre discordância, mas com informação já é mais difícil de haver essa discordância.

Deixe um comentário no artigo justificando o porquê da mudança que você fez. Justifique que o texto que você inseriu é mais adequado. Tente entrar num acordo sobre o conteúdo específico da discussão.

Se Não houver acordo de forma alguma, entre em contato com um administrador do site, para que ele ajude a resolver esse problema.

Um usuário está apenas bagunçando os artigos, o que faço?

Entre em contato com um administrador do site e informe isso a ele. O administrador poderá tomar algumas atitudes:

  1. Bloquear o IP do usuário que está bagunçando.
  1. Bloquear o usuário, se ele for cadastrado.
  1. Proteger o artigo contra edições de pessoas sem cadastro.

No terceiro caso, o artigo só poderá ser editado por pessoas cadastradas a pelo menos 4 dias no site. Dessa forma, teremos um controle maior sobre quem edita o artigo, evitando vandalismos.

Posso inserir vídeos do youtube nos artigos?

Sim. O site permite que vídeos sejam adicionados nos artigos, porém não se deve adicionar muitos vídeos, use o bom senso. Insira um vídeo na página do artigo somente se for muito importante ver aquele vídeo sobre o assunto que está sendo tratado.

Caso deseje inserir muitos vídeos, é melhor criar uma nova página e inserir esse conjunto de vídeos nela, com um link na página do artigo principal apontando para ela.

Um tamanho adequado para um vídeo é 600 pixels, que pode ser configurado ao adicionar um vídeo. Abaixo disso é difícil de enxergar, acima disso não caberá na página, deixando-a feia.